Perfil, motivações e oportunidades dos estudantes do curso de graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Brasília.
PDF

Como Citar

Sousa, M. F. de, Zaitune, M. P. do A., Rocha, D. G., Oliveira, K. E. S. de, Soares, R. A. S., Cardoso, A. J. da C., & Mendonça, A. V. M. (2015). Perfil, motivações e oportunidades dos estudantes do curso de graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Brasília. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 9(1), Pág. 91–106. https://doi.org/10.18569/tempus.v9i1.1694

Resumo

A partir de 2009, no contexto dos Programas Reuni, Pró e PET Saúde, têm sido implantados cursos de graduação em Saúde Coletiva em todo o país. Propôs-se conhecer o perfil, motivações e oportunidades dos estudantes “em curso” no período de 2010 a 2014 da graduação de Gestão em Saúde Coletiva do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB). Para tal realizou-se um estudo observacional descritivo do tipo transversal com os estudantes matriculados e egressos no período, mediante consulta à Secretaria de Administração Acadêmica da UnB e por meio de dois questionários eletrônicos (online), sendo um para alunos regularmente matriculados e outro para alunos “evadidos”, enviados por meio de endereços eletrônicos (e-mail) cadastrados no Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA) Sistema de Informações Acadêmicas de Graduação (SIGRA). Os cálculos de frequências relativas foram calculadas com o Excel. Os resultados foram analisados e estão apresentados em tópicos: perfil dos participantes; motivações para a escolha e evasão do curso; avaliação do curso. A partir destes foram identificadas eixos de atuação e recomendações para enfrentamento dos problemas mais relevantes no contexto da reorientação da formação profissional da saúde.
https://doi.org/10.18569/tempus.v9i1.1694
PDF

Referências

Nunes ED. Saúde Coletiva: história de uma ideia e de um conceito. Saude Soc 1994; 3(2): 5-21.

Paim JS; Almeida-Filho N. A crise da Saúde Pública e a utopia da Saúde Coletiva. Salvador: Casa da Qualidade; 2000.

Bermúdez XPD; Merchan-Hamann E; Pereira MF; Nogueira RP; Piola S; Carvalho D. O Sistema de Saúde no Brasil, uma retrospectiva e principais desafios. In: O Direito achado na rua: Introdução crítica ao direito à saúde /organizadores: Alexandre Bernardino Costa... [et al.]. Brasília: CEAD/UnB, 2008, p. 113-126.

Paim J; Travassos C; Almeida C; Bahia L; Macinko J. O sistema de saúde brasileiro: história, avanços e desafios. The Lancet Saúde no Brasil 2011; (1):11-31.

Ayala RMLG; Cevallos JSD; Cardoso AJC; Nicolleti L; De la Mata JI. Bases Conceptuales de la Salud Pública. In: El derecho desde la calle: introducción critica al derecho a la salud /organizadores: Maria Célia Delduque ... [et al.]. Brasília: FUB/CEAD, 2012, p. 36-42.

Cardoso AJC; Carneiro FF; Rocha DG; Pereira MF; Gutierrez MMU. Análise da implantação de curso em saúde coletiva com foco nas estratégias de integração curricular. Rev Tempus Actas de Saúde Coletiva 2012; 6(2): 135-149.

Silva Filho RLB; Motejunas PR; Hipólito O; Lobo MBCM Melo. A evasão no ensino superior brasileiro. Cad pesqui 2007; 37(132): 641-659.

Castellanos MEP, Fagundes TLQ, Nunes TCM, Gil CRR, Pinto ICM, Belisário SA et al. Estudantes de graduação em saúde coletiva: perfil sociodemográfico e motivações. Cienc saude colet 2013; 18(6): 1657-1666.

Nardelli GG; Gaudenci EM; Garcia BB; Carleto CT; Gontijo LM; Pedrosa LAK. Perfil dos alunos ingressantes dos cursos da área da saúde de uma universidade federal. Rev enferm atenção à saúde 2013; 2(1): 3-12.

Ribeiro MA. O projeto profissional familiar como determinante da evasão universitária - um estudo preliminar. Rev bras orientac prof 2005; 6(2): 55-70.

Almeida MJ, Maranhão E. Diretrizes curriculares nacionais para os cursos universitários da área da saúde. Londrina: Rede Unida; 2003.

Dias HS; Lima LD; Teixeira M. A trajetória da política nacional de reorientação da formação profissional em saúde no SUS. Cienc saude colet 2013; 18(6):1613-1624.

Teixeira CF. Graduação em Saúde Coletiva: antecipando a formação do sanitarista. Interface Comunic saude educ 2003; 7(13):163-6.

Frenk J et al Health professionals for a new century: transforming education to strengthen health systems in an interdependent world. Lancet 2010; 376 (9756): 1923–1958.