A formação do psicólogo no âmbito da residência multiprofissional: o potencial e os desafios nos três níveis de assistência do SUS

Versiones

PDF (Português (Brasil))

Cómo citar

REIS, A. E. S. (2024). A formação do psicólogo no âmbito da residência multiprofissional: o potencial e os desafios nos três níveis de assistência do SUS. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 12(4), 65–84. https://doi.org/10.18569/tempus.v12i4.2515 (Original work published 28 de diciembre de 2023)

Resumen

Trata-se de um artigo que visa refletir a atuação do residente psicólogo do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (RMS) do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Para tal apresenta-se o potencial e os desafios da formação do psicólogo nos três níveis de assistência do SUS. Considera-se que a psicologia se configura como um importante campo profissional, ao oferecer suporte aos pacientes, familiares e equipes de saúde envolvidas no processo do cuidado. Para a elaboração deste artigo, foram utilizados os registros feitos em caderneta de campo durante o período da residência e relatórios apresentados a partir de cada vivência prática, além do levantamento bibliográfico para o aporte teórico, a fim de fundamentar e contribuir com a discussão dos resultados. Esta experiência se deu no período de dois anos, permitindo a vivência em diversos cenários de atuação profissional relacionada à saúde. Foi desenvolvida em momentos distintos, contemplando os cenários de Atenção Básica, Média e Alta Complexidade de ações e serviços voltados à assistência à saúde. Destacam-se nos resultados a diversificação dos settings terapêuticos construídos pelo profissional de psicologia, principalmente na atenção básica, além da importância da inserção do psicólogo em uma equipe multidisciplinar e a instrumentalização do olhar psicológico no modelo biopsicossocial. O trabalho conseguiu ressaltar a importância da formação transversal do profissional psicólogo via residência multiprofissional, o enfoque no modelo biopsicossocial e as habilidades para atuação interdisciplinar.
https://doi.org/10.18569/tempus.v12i4.2515
PDF (Português (Brasil))