Contribuições e desafios do enfermeiro supervisor na formação acadêmica de enfermagem em contexto hospitalar
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Como Citar

Amaral, G. S. do, Scherer, M. D. dos A., & Trindade, L. de L. (2023). Contribuições e desafios do enfermeiro supervisor na formação acadêmica de enfermagem em contexto hospitalar. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 13(2), Pág. 23–36. https://doi.org/10.18569/tempus.v13i2.2677

Resumo

Objetivou-se compreender as contribuições e desafios dos enfermeiros supervisores na formação acadêmica de enfermagem no contexto hospitalar. Trata-se de um estudo qualitativo, realizando em um hospital de ensino no Brasil. Foram realizadas observações e três sessões de grupo focal com enfermeiros assistenciais, enfermeiros gestores e acadêmicos de enfermagem, sendo os achados submetidos à análise de conteúdo e o projeto aprovado em comitê de ética em pesquisa. Identificou-se a importância da integração ensino-serviço para a formação em saúde, especialmente da Enfermagem; os desafios pelo acúmulo de funções do enfermeiro supervisor e de tarefas para os estudantes, bem como os limites postos na inserção do acadêmico no cenário assistencial. Integrar a pesquisa ao ensino, gestão e assistência, desenvolver protocolos para orientar o estágio, institucionalizar a educação permanente, melhorar o planejamento da entrada dos discentes, estruturar uma disciplina na graduação sobre técnicas de ensino, poderiam ser estratégias a facilitar a qualificação do estágio em enfermagem.
https://doi.org/10.18569/tempus.v13i2.2677
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