Portfolio Reflexivo Eletrônico: experiência inovadora de sanitaristas na Residência Multiprofissional em Atenção Básica do Hub/UnB

Autores

  • Danielly Batista Xavier Universidade de Brasília
  • Dábyla Fabriny Batista de Alkmim Universidade de Brasília
  • Evelyn de Britto Dutra Universidade de Brasília
  • Muna Muhammad Odeh Universidade de Brasília
  • Leonardo Passeri de Souza Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18569/tempus.v11i1.2302

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Educação em Saúde, Saúde Coletiva

Resumo

O Portfólio Reflexivo Eletrônico (PRE) é uma estratégia alternativa de avaliação, ensino e aprendizagem. O uso de Portfólio Reflexivo aliado às Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) resulta em PRE e representa uma estratégia pedagógica inovadora, tendo como características interatividade, autonomia e aprendizagem coletiva. Diferentemente de outras abordagens, permite um acompanhamento detalhado e contínuo da evolução do aluno, oportuniza a autorreflexão e aprendizagem significativa. Esse é um relato de experiência cujo objetivo é mostrar a contribuição do PRE no processo ensino-aprendizagem numa Residência Multiprofissional através da vivência de um grupo de quatro sanitaristas residentes da Atenção Básica do Distrito federal. O Portfólio foi o método escolhido pela tutoria do núcleo de Saúde Coletiva aplicado ao longo do primeiro ano da Residência, R1. Trabalhou-se com dois modelos de registros, sendo estes o diário escrito e o diário oral. O PRE possui duas partes, os registros do cotidiano do residente no serviço de saúde e sua opinião enquanto profissional de saúde. Além disso, é um documento rico em conteúdo que pode ser revisitado pelo aluno propiciando a auto avaliação bem como a avaliação entre pares. Diante disso, o portfólio contribui para o aluno de residência porque promove o registro personalizado de experiências no mundo de trabalho e facilita a reflexão dessas sob a ótica teoria-prática. Ademais, sendo uma forma de avaliação qualitativa, ultrapassa os critérios numéricos, trabalhando as capacidades e dificuldades do aluno de maneira formativa.

Biografia do Autor

Danielly Batista Xavier, Universidade de Brasília

Sanitarista pela UnB, Residente no Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica do Hospital Universidade de Brasília (HUB-UnB), Distrito Federal

Dábyla Fabriny Batista de Alkmim, Universidade de Brasília

Sanitarista pela UnB, Residente no Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica do Hospital Universidade de Brasília (HUB-UnB), Distrito Federal

Evelyn de Britto Dutra, Universidade de Brasília

Sanitarista pela UnB, Residente no Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica do Hospital Universidade de Brasília (HUB-UnB), Distrito Federal

Muna Muhammad Odeh, Universidade de Brasília

Bióloga, Professora Adjunta do Departamento de Saúde Coletiva, Faculdade de Ciências de Saúde.

Leonardo Passeri de Souza, Universidade de Brasília

Sanitarista pela UnB, Residente no Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica do Hospital Universidade de Brasília (HUB-UnB), Distrito Federal

Referências

Meneses TQ, de Souza Faria M, da Silva LS, Cotta RMM, da Costa GD. A utilização do portfólio reflexivo como método de ensino, aprendizagem e avaliação na disciplina Políticas de Saúde. JMPHC| Journal of Management & Primary Health Care, 2017; 7(1): 149-52.

Da Costa GD, Cotta RMM. Representações sociais de estudantes da saúde sobre o portfólio reflexivo como método de ensino, aprendizagem e avaliação. Interface-Comunicação, Saúde, Educação. 2014;18(51): 771-84.

Maia, Mirian Vieira. O portfólio reflexivo eletrônico na educação médica: uma análise da experiência do internato eletivo em Anestesiologia com base na Teoria da Aprendizagem Significativa. Rio de Janeiro, Dissertação de Mestrado-UFRJ, 2013.

Pereira ÉG, So KNS, Ciosak SI, Otrenti E, Nichiata LYI. Portfólio no ensino em saúde: contribuição à reflexão a partir de seu uso na disciplina Enfermagem em Doenças Transmissíveis. ABCS Health Sciences, 2015; 40(3): 329-32.

Cotta M, Minardi R, Diasda Costa G. Instrumento de avaliação e autoavaliação do portfólio reflexivo: uma construção teórico-conceitual. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 2016; 20(56): 171-83.

Paiva RCG, Cananéa, JNA, Pessoa JDCS, Fonseca RC, Nóbrega RG, Aversari REOC, Brito Barbosa M. Portfólio Reflexivo como instrumento de avaliação na atenção básica: um relato acadêmico da fisioterapia na comunidade. Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia. 2015; 2(3): 150-59

Costa MA, Vasconcelos MMN, Lopes RM, Santos NB. O portfólio como dispositivo de informação e comunicação na formação em saúde: notas para reflexão. 2015; 5291-307. Disponível em: < http://200.20.0.78/repositorios/handle/123456789/2751>

Ferraz AO, Botelho NM, Da Silva CJV. O portfólio como instrumento de autoavaliação crítico reflexiva na perspectiva dos alunos de um curso de medicina. IJHE-Interdisciplinary Journal of Health Education, 2016; 1(1): 23-31.

Gomes MPC, Azevedo FFM, de Campos JCL, Dos Reis LV, Louzada RDCR, Honorato CE. Residência multiprofissional em saúde mental do IPUB/UFRJ no contexto das transformações da formação em saúde. Instituto de Psiquiatria da UFRJ, 2015; 1(1): 41-54.

Universidade de Brasília. Faculdade de Ciências da Saúde. Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica: Programa desenvolvido em parceria com o Hospital Universitário de Brasília e Secretaria de Saúde do Distrito Federal. 2016.

Hospital Universitário de Brasília. Regimento Geral Do Programa De Residência Multiprofissional Em Saúde Da Universidade De Brasília/Hospital Universitário De Brasília. 2016.

Sommerhalder A, Duarte CT, Dos Santos CM. O Estágio Supervisionado Na Formação De Professores De Educação Infantil: Contribuições Da Tutoria Virtual Em Diários Reflexivos. Revista Em Rede. 2015; 2(1): 64-75.

Koch P, Oesterreicher W. Linguagem Da Imediatez–Linguagem Da Distância: Oralidade E Escrituralidade Entre A Teoria Da Linguagem E A História Da Língua/Language Of Immediacy-Lan-Guage Of Distance: Orality And Literacy. Linha d’Água. 2013; 26(1): 153-74.

Parente, JRF. Preceptoria e tutoria na residência multiprofissional em saúde da família. SANARE, 2008: 7(2), p.47-53.

Silva, RF; Sá-Chaves, I. Formação Reflexiva: representação dos professores acerca do uso de portfólio reflexivo na formação de médicos e enfermeiros. Interface - Comunicação, Saúde, Educação. 2008:12(27) p.721-34.

Tanji, S. Silva, CMSLMD. As potencialidades e fragilidades do portfólio reflexivo na visão dos estudantes de enfermagem. Revista de Enfermagem. 16(3); 2008: 16(3): 392-8

Downloads

Publicado

2017-07-14