Portfolio Reflexivo Eletrônico: experiência inovadora de sanitaristas na Residência Multiprofissional em Atenção Básica do Hub/UnB
PDF

Palavras-chave

Atenção Primária à Saúde
Educação em Saúde
Saúde Coletiva

Como Citar

Xavier, D. B., Batista de Alkmim, D. F., Dutra, E. de B., Odeh, M. M., & de Souza, L. P. (2017). Portfolio Reflexivo Eletrônico: experiência inovadora de sanitaristas na Residência Multiprofissional em Atenção Básica do Hub/UnB. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 10(4), Pág. 235–246. https://doi.org/10.18569/tempus.v11i1.2302

Resumo

O Portfólio Reflexivo Eletrônico (PRE) é uma estratégia alternativa de avaliação, ensino e aprendizagem. O uso de Portfólio Reflexivo aliado às Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) resulta em PRE e representa uma estratégia pedagógica inovadora, tendo como características interatividade, autonomia e aprendizagem coletiva. Diferentemente de outras abordagens, permite um acompanhamento detalhado e contínuo da evolução do aluno, oportuniza a autorreflexão e aprendizagem significativa. Esse é um relato de experiência cujo objetivo é mostrar a contribuição do PRE no processo ensino-aprendizagem numa Residência Multiprofissional através da vivência de um grupo de quatro sanitaristas residentes da Atenção Básica do Distrito federal. O Portfólio foi o método escolhido pela tutoria do núcleo de Saúde Coletiva aplicado ao longo do primeiro ano da Residência, R1. Trabalhou-se com dois modelos de registros, sendo estes o diário escrito e o diário oral. O PRE possui duas partes, os registros do cotidiano do residente no serviço de saúde e sua opinião enquanto profissional de saúde. Além disso, é um documento rico em conteúdo que pode ser revisitado pelo aluno propiciando a auto avaliação bem como a avaliação entre pares. Diante disso, o portfólio contribui para o aluno de residência porque promove o registro personalizado de experiências no mundo de trabalho e facilita a reflexão dessas sob a ótica teoria-prática. Ademais, sendo uma forma de avaliação qualitativa, ultrapassa os critérios numéricos, trabalhando as capacidades e dificuldades do aluno de maneira formativa.
https://doi.org/10.18569/tempus.v11i1.2302
PDF

Referências

Meneses TQ, de Souza Faria M, da Silva LS, Cotta RMM, da Costa GD. A utilização do portfólio reflexivo como método de ensino, aprendizagem e avaliação na disciplina Políticas de Saúde. JMPHC| Journal of Management & Primary Health Care, 2017; 7(1): 149-52.

Da Costa GD, Cotta RMM. Representações sociais de estudantes da saúde sobre o portfólio reflexivo como método de ensino, aprendizagem e avaliação. Interface-Comunicação, Saúde, Educação. 2014;18(51): 771-84.

Maia, Mirian Vieira. O portfólio reflexivo eletrônico na educação médica: uma análise da experiência do internato eletivo em Anestesiologia com base na Teoria da Aprendizagem Significativa. Rio de Janeiro, Dissertação de Mestrado-UFRJ, 2013.

Pereira ÉG, So KNS, Ciosak SI, Otrenti E, Nichiata LYI. Portfólio no ensino em saúde: contribuição à reflexão a partir de seu uso na disciplina Enfermagem em Doenças Transmissíveis. ABCS Health Sciences, 2015; 40(3): 329-32.

Cotta M, Minardi R, Diasda Costa G. Instrumento de avaliação e autoavaliação do portfólio reflexivo: uma construção teórico-conceitual. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 2016; 20(56): 171-83.

Paiva RCG, Cananéa, JNA, Pessoa JDCS, Fonseca RC, Nóbrega RG, Aversari REOC, Brito Barbosa M. Portfólio Reflexivo como instrumento de avaliação na atenção básica: um relato acadêmico da fisioterapia na comunidade. Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia. 2015; 2(3): 150-59

Costa MA, Vasconcelos MMN, Lopes RM, Santos NB. O portfólio como dispositivo de informação e comunicação na formação em saúde: notas para reflexão. 2015; 5291-307. Disponível em: < http://200.20.0.78/repositorios/handle/123456789/2751>

Ferraz AO, Botelho NM, Da Silva CJV. O portfólio como instrumento de autoavaliação crítico reflexiva na perspectiva dos alunos de um curso de medicina. IJHE-Interdisciplinary Journal of Health Education, 2016; 1(1): 23-31.

Gomes MPC, Azevedo FFM, de Campos JCL, Dos Reis LV, Louzada RDCR, Honorato CE. Residência multiprofissional em saúde mental do IPUB/UFRJ no contexto das transformações da formação em saúde. Instituto de Psiquiatria da UFRJ, 2015; 1(1): 41-54.

Universidade de Brasília. Faculdade de Ciências da Saúde. Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica: Programa desenvolvido em parceria com o Hospital Universitário de Brasília e Secretaria de Saúde do Distrito Federal. 2016.

Hospital Universitário de Brasília. Regimento Geral Do Programa De Residência Multiprofissional Em Saúde Da Universidade De Brasília/Hospital Universitário De Brasília. 2016.

Sommerhalder A, Duarte CT, Dos Santos CM. O Estágio Supervisionado Na Formação De Professores De Educação Infantil: Contribuições Da Tutoria Virtual Em Diários Reflexivos. Revista Em Rede. 2015; 2(1): 64-75.

Koch P, Oesterreicher W. Linguagem Da Imediatez–Linguagem Da Distância: Oralidade E Escrituralidade Entre A Teoria Da Linguagem E A História Da Língua/Language Of Immediacy-Lan-Guage Of Distance: Orality And Literacy. Linha d’Água. 2013; 26(1): 153-74.

Parente, JRF. Preceptoria e tutoria na residência multiprofissional em saúde da família. SANARE, 2008: 7(2), p.47-53.

Silva, RF; Sá-Chaves, I. Formação Reflexiva: representação dos professores acerca do uso de portfólio reflexivo na formação de médicos e enfermeiros. Interface - Comunicação, Saúde, Educação. 2008:12(27) p.721-34.

Tanji, S. Silva, CMSLMD. As potencialidades e fragilidades do portfólio reflexivo na visão dos estudantes de enfermagem. Revista de Enfermagem. 16(3); 2008: 16(3): 392-8