EDUCAÇÃO PERMANENTE: REFLEXÃO NA PRÁTICA DA ENFERMAGEM HOSPITALAR

Palavras-chave

EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM
SERVIÇOS TÉCNICOS HOSPITALARES

Como Citar

PINTO, J. R., MOURA FERREIRA, G. S., GOMES, A. M. D. A., FERREIRA, F. I. S., ARAGÃO, A. E. D. A., & GOMES, F. M. A. (2023). EDUCAÇÃO PERMANENTE: REFLEXÃO NA PRÁTICA DA ENFERMAGEM HOSPITALAR. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 9(1). Recuperado de https://www.tempus.unb.br/index.php/tempus/article/view/1628

Resumo

Na prática hospitalar, a Educação Permanente é indispensável à formação dos trabalhadores, os quais necessitam ter conhecimentos renovados em sua prática profissional. Nesta perspectiva, buscou-se analisar por meio dessa pesquisa a percepção dos enfermeiros de um hospital de ensino acerca da educação permanente no ambiente hospitalar. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, realizada com nove enfermeiros coordenadores de setores, utilizando-se três grupos focais, constituído por três enfermeiros em cada grupo. A investigação ocorreu no Hospital do Coração do município de Sobral, Ceará. Utilizaram-se entrevistas que foram gravadas nas reuniões dos grupos. A análise de conteúdo de Bardin estruturou os achados encontrados. Esses resultados foram separados por unidades temáticas. Foram respeitados os princípios éticos de acordo com a resolução 466/12. A primeira unidade temática investigou o conhecimento dos sujeitos acerca da Educação Permanente, Continuada e em Serviço. Os primeiros achados identificaram divergências de opiniões dos participantes quando conceituaram a diferenciação entre as modalidades de educação em saúde. A segunda unidade resgatou a opinião dos sujeitos sobre as estratégias para implantar uma comissão de educação permanente no hospital. As falas dos participantes revelaram que a comissão deveria motivar os profissionais a continuarem se qualificando no serviço. Ainda indagaram que essas comissões deveria ter caráter multidisciplinar. A última unidade analisada referiu-se a forma de atuar das comissões de educação permanente. Os investigados assinalaram que elas deveriam proporcionar a melhoria do ensino aos profissionais aplicando as metodologias ativas.

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