A educação em enfermagem com o pró-saúde: um estudo bibliométrico
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Como Citar

Brito, M. da C. C., & Dias, M. S. de A. (2013). A educação em enfermagem com o pró-saúde: um estudo bibliométrico. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 7(3), Pág. 179–189. https://doi.org/10.18569/tempus.v7i3.1403

Resumo

O desafio contemporâneo do setor educacional e formar cidadãos competentes na prática dos saberes, capacidade de compreender e se adaptar no mundo, e no encontro de soluções para as situações cotidianas sobre as quais se deve refletir para ressignificar o saber. Objetiva-se realizar um estudo bibliométrico sobre as produções científicas referentes ao ensino de Enfermagem após a implantação do Programa Nacional de Reorientação da Formação em Saúde (Pró-Saúde). Foi realizado um estudo bibliométrico, descritivo e retrospectivo, na base de dados LILACS com o cruzamento simultâneo dos descritores “Currículo”, “Educação”, e “Enfermagem”. Foram selecionados 26 artigos dentre os anos de 2005 e 2012, os quais evidenciaram: ocorrência de descritores que constam na maioria no Decs; doutorado como a principal titulação informada dos autores; e uma concentração das pesquisas na região sudeste. Isto denota que ainda há fragilidades na disseminação das pesquisas em Enfermagem, fato associado a assimetria do sistema de pós-graduação brasileiro.
https://doi.org/10.18569/tempus.v7i3.1403
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