EXPERIÊNCIAS DE INTERPROFISSIONALIDADE NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: UMA REVISÃO DE ESCOPO

Versões

Palavras-chave

Interdisciplinary Health Team; Health Education; Interprofessional Relations. Equipo de Salud Interdisciplinario; Educación en Salud; Relaciones Interprofesionales Equipe de Saúde Interdisciplinar; Educação em Saúde; Relações Interprofissionais

Como Citar

Batista das Neves Ramos, D., March Frota de Souza, C., Costa Freitas , L. ., & Ayres Monteiro, K. . (2024). EXPERIÊNCIAS DE INTERPROFISSIONALIDADE NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: UMA REVISÃO DE ESCOPO. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 15(4), 46–75. https://doi.org/10.18569/tempus.v12i3.2813 (Original work published 30º de dezembro de 2023)

Resumo

O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de escopo a fim de descrever e analisar as experiências de práticas multiprofissionais na formação em saúde envolvendo estudantes de graduação e/ou educadores e/ou profissionais de saúde no território brasileiro. Este estudo caracteriza-se como revisão de escopo, que é concebida como uma técnica para mapear os estudos mais relevantes relacionados a uma determinada temática; esse tipo de revisão é utilizado para sintetizar informações. O levantamento bibliográfico localizou 1.664 resultados; após a triagem, restaram 23 artigos para compor a revisão. A leitura dos artigos forneceu substratos para a construção das seguintes unidades temáticas: Projetos Pedagógicos de Curso, Currículos e Políticas Indutoras de Reorientação da Formação em Saúde: sobre as práticas didático-pedagógicas e a interprofissionalidade na formação; Limites e potencialidades das experiências para a interprofissionalidade: a comunicação interprofissional como potência na formação. O estudo revelou que as experiências de interprofissionalidade vividas pelos estudantes possibilitou uma formação mais crítica e integral, uma melhora e qualificação da escuta e empatia, e vínculo com os usuários dos serviços de saúde, com profissionais dos locais de prática, bem como entre os docentes. Ressaltou-se também que os currículos que adicionaram a interprofissionalidade de forma estrutural foram capazes de promover uma formação diferenciada e indiretamente beneficiar a sociedade.

https://doi.org/10.18569/tempus.v12i3.2813