Resumo
Dentre as várias atividades desenvolvidas nos hospitais especializados, encontram-se as realizadas pela farmácia. A assistência farmacêutica hospitalar (AFH) abrange um conjunto de serviços com a finalidade de garantir o acesso a medicamentos de qualidade e com uso racional, pelos seus usuários. Assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar a estrutura, os processos e os resultados da AFH do Hospital de Referência em Hematologia do Estado de Pernambuco (HEMOPE), a partir do desenvolvimento de um modelo lógico e da elaboração de uma matriz de indicadores aplicáveis, de forma geral, aos serviços farmacêuticos hospitalares. Os indicadores foram avaliados dentro das dimensões da qualidade propostas por Donabedian: Estrutura (E), Processo (P) e Resultado (R). Os dados foram coletados retrospectivamente referentes a 2022 e os resultados foram expressos em frequências percentuais de conformidade. A taxa de conformidade geral do HEMOPE foi de 46,2%. Segundo cada dimensão, essa taxa foi de: E-50,0%, P-48,5% e R-0,00%. Os indicadores da dimensão resultados foram os mais baixos e revelam que as atividades relacionadas à farmácia clínica, portanto, são as que mais necessitam de desenvolvimento. Conclui-se que ainda é preciso aprimorar vários aspectos da estrutura, dos processos e dos resultados da AFH do HEMOPE e que a matriz de indicadores elaborada foi útil e fácil de aplicar à avaliação da farmácia desse estabelecimento de saúde. Ademais, que é uma ferramenta de baixo custo, que pode ser utilizada na avaliação dos serviços farmacêuticos de qualquer unidade hospitalar

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