Recursos educacionais para capacitação de profissionais que cuidam de crianças com deficiências: um overview

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18569/tempus.v14i2.2737

Palavras-chave:

Capacitação profissional, Crianças com deficiência, Transtornos do neurodesenvolvimento.

Resumo

O setor saúde lida com desafios para capacitar profissionais que cuidam de crianças com deficiências e apresentam múltiplas necessidades que perpassam tanto o desenvolvimento infantil, como o apoio às famílias. Este overview descreve os recursos de capacitação de profissionais da saúde, educação e assistência social que cuidam de crianças de 0 a 12 anos com transtornos do neurodesenvolvimento. Foram utilizadas as bases PubMed, Embase, Cochrane Library, CRD, Web of Science, Campbell Colaboration, Health System Evidence, Epistemonikos e Instituto Joanna Briggs em maio de 2018. Os estudos incluídos tratavam de processos de formação, modalidades de educação à distância, presencial ou ambas. Nas 23 revisões selecionadas, foram identificados recursos educacionais como: treinamento em serviço; softwares para educação a distância; normatizações e guias de trabalho, ferramentas de avaliação. Poucas iniciativas promoveram práticas interdisciplinares.

Biografia do Autor

AURELIO MATOS ANDRADE, Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz Brasília e do Observatório de Políticas de Atenção à Saúde Mental(Obsam) do Distrito Federal do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP)

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília(UnB). Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz Brasília do Programa de Evidências para Políticas e Tecnologias de Saúde (PEPTS)

Juliana da Motta Girardi, Fundação Oswaldo Cruz Brasília

Pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz Brasília do Programa de Evidências para Políticas e Tecnologias de Saúde (PEPTS)

Nicole Freitas de Mello, Ministério da Saúde

Ministério da Saúde- Departamento de Atenção Farmacêutica

Luciana Sepúlveda Köptcke, Fundação Oswaldo Cruz Brasília

Diretora Executiva da Escola de Governo da Fundação Oswaldo Cruz Brasília

Flávia Tavares Silva Elias, Fundação Oswaldo Cruz Brasília

Pesquisadora Especialista da Fundação Oswaldo Cruz Brasília do Programa de Evidências para Políticas e Tecnologias de Saúde (PEPTS)

Referências

World Health Organization (WHO). Relatório mundial sobre a deficiência. The World Bank ; tradução Lexicus Serviços Lingüísticos. - São Paulo : SEDPcD, 2012. 334 p

American Psychiatric Association. (APA). Manual diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5. Porto alegre: Artmed; 2014. 948p.

Organização das Nações Unidas (ONU). ONU: 7 mil recém-nascidos morrem por dia no mundo. [citado 2018 Ago 12]. Disponível em: https://nacoesunidas.org/onu-7-mil-recem-nascidos-morrem-por-dia-no-mundo/

Ghassabian A, Sundaram R, Bell E, Bello SC, Kus C, Yeung E. Gross Motor Milestones and Subsequent Development. Pediatrics [Internet]. 2016;138(1): e20154372. Disponível em: http://pediatrics.aappublications.org/cgi/doi/10.1542/peds.2015-4372

Organização das Nações Unidas (ONU)- Fundo das Nações Unidas para a Infância(Unicef). Convenção sobre os Direitos da Criança. [citado 2018 Ago 12]. Disponível em: https://nacoesunidas.org/onu-7-mil-recem-nascidos-morrem-pordia-no-mundo/

Prigatano GP. Challenges and opportunities facing holistic approaches to neuropsychological rehabilitation. NeuroRehabilitation. 2013;32(4):751-9. Available from: DOI: 10.3233/NRE-130899

Kim H, Carlson AG, Curby TW, Winsler A. Relations among motor, social, and cognitive skills in pre-kindergarten children with developmental disabilities. Res Dev Disabil [Internet]. 2016; 53-54(April): 43–60. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2016.01.016

Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG, Group P. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. PLoS Med, 6: 2009.

Cunha AC, Mauro MYC. Educação Continuada e a Norma Regulamentadora

: utopia ou realidade na enfermagem? Rev Bras Saúde Ocup [Internet]. 2010;

(122): 305–13. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S030376572010000200013&lng=pt&tlng=pt

Silva BT, Barlem ELD, Lunardi VL, Santos SSC. Educação permanente: instrumento de trabalho do enfermeiro na instituição de longa permanência. Ciência, Cuid e Saúde [Internet]. 2008; 7(2): 256–61. Disponível em: http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/

Peixoto SL, Gonçalves LC, Costa DT, Tavares CMM, Cavalcanti ACD, Cortez EA. Educação permanente, continuada e em serviço: desvendando seus conceitos. Enfermeira Glob [Internet]. 2013; 324–40. Disponível em:

http://scielo.isciii.es/pdf/eg/v12n29/pt_revision1.pdf

Bagnato SJ, Neisworth JT. Collaboration and teamwork in assessment for early intervention. Child Adolesc Psychiatr Clin N Am. 1999 Apr; 8(2): 347-63. Disponível em: DOI: 10.1016/S1056-4993(18)30184-6.

Beatson JE. Preparing speech-language pathologists as family-centered practitioners in assessment and program planning for children with autism spectrum disorder. Semin Speech Lang. 2006 Feb; 27(1): 1-9. Disponível em: DOI: 10.1055/s-2006-932434.

Bellando J, Lopez M. The school nurse’s role in treatment of the student with autism spectrum disorders. J Spec Pediatr Nurs; 2009 Jul; 14(3): 173–82. Disponível em: Doi:10.1111/j.1744-6155.2009.00195.x.

Bellando J, Fussell JJ, Lopez M. Autism Speaks Toolkits: Resources for Busy Physicians. Clin Pediatr (Phila). 2016 Feb; 55(2): 171-5. Disponível em:

https://doi.org/10.1177/0009922815594587

Garg P, Lillystone D, Dossetor D, Wilkinson H, Kefford C, Eastwood J, et al. A framework for developing a curriculum regarding Autism spectrum disorders for primary care providers. J Clin Diagnostic Res. 2015; 9(10): SC01-SC06. Disponível em: DOI: 10.7860/jcdr/2015/13248.6651

Harrison S, Laforest M-E. Unique children in unique places: innovative pediatric community clinical. J Pediatr Nurs; 2011 Dec; 26(6): 576–9. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.pedn.2010.08.011

James J, Cereghino MD, Cliffort H, Cole MD. A multidisciplinary approach to services for the epileptic. HSMHA Health Rep [Internet]. 1971 Apr;86(4):355–71.

Disponível em:

http://www.embase.com/search/results?subaction=viewrecord&from=export&id =L91372379

Jones G. Department for Education and Skills/Department of Health Good Practice Guidance on the education of children with autistic spectrum disorder. Child Care Health Dev. 2006 Sep; 32(5): 543-52. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1365-2214.2006.00680.x

Little L. The Misunderstood Child: The Child With a Nonverbal Learning

Disorder. JSPN. 1999; 4(3): 113–22. Disponível em: DOI: 10.1111/j.17446155.1999.tb00044.x

Malin NA, Race DG. The impact of social policy on changes in professional practice within learning disability services: different standards for children and adults? A two-part examination. J Intellect Disabil [Internet]. 2011; 15(4): 289–99. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1744629511433373

Merrick J, Cahana C, Lotan M, Kandel I, Carmeli E. Snoezelen or controlled multisensory stimulation. Treatment aspects from Israel. ScientificWorldJournal. United States; 2004 May; 4: 307-14. Disponível em: DOI: 10.1100/tsw.2004.30

Mu K, Royeen C. Facilitating participation of students with severe disabilities: Aligning school-based occupational therapy practice with best practices in severe disabilities. Phys Occup Ther Pediatr [Internet]. 2004; 24(3): 5–21 17. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=cin20&AN=106592424

&site=ehost-live%5Cnhttp://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.04143070230&partnerID=40&md5=cbc64bc8f84a79c848617bfc54dbf22b

Njoroge WFM, Williamson AA, Mautone JA, Robins PM, Benton TD. Competencies and Training Guidelines for Behavioral Health Providers in Pediatric Primary Care. Child Adolesc Psychiatr Clin N Am [Internet]. Elsevier

Inc; 2017; 26(4): 717-31. Disponível em:

http://dx.doi.org/10.1016/j.chc.2017.06.002

Pennington L, Goldbart J, Marshall J. Interaction training for conversational partners of children with cerebral palsy: A systematic review. Int J Lang Commun Disord. 2004; 39(2): 151-70. Disponível em: DOI: 10.1080/J006v22n02_03

Pignatiello A, Teshima J, Boydell KM, Minden D, Volpe T, Braunberger PG, et al. Child and youth telepsychiatry in rural and remote primary care. Child Adolesc Psychiatr Clin N Am [Internet]. 2011 Jan; 20(1): 13-28. Disponível em: http://www.embase.com/search/results?subaction=viewrecord&from=export&id =L359980892

Pinto-Martin JA, Souders MC, Giarelli E, Levy SE. The role of nurses in screening for autistic spectrum disorder in pediatric primary care. J Pediatr Nurs. 2005; 20(3): 163-9. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.pedn.2005.01.004

Rainforth B. The primary therapist model: addressing challenges to practice in special education. Phys Occup Ther Pediatr. 2002; 22(2): 29–51. Disponível em: https://doi.org/10.1080/J006v22n02_03

Robinson NM, Zigler E, Gallagher JJ. Two tails of the normal curve:

Similarities and differences in the study of mental retardation and giftedness. Am

Psychol. 2000; 55(12): 1413–24. Disponível em: DOI: 10.1037//0003066X.55.12.1413

Salvador-Carulla L, Martínez-Leal R, Heyler C, Alvarez-Galvez J, Veenstra MY, García-Ibáñez J, et al. Training on intellectual disability in health sciences: the European perspective. Int J Dev Disabil [Internet]. 2015; 61(1): 20–31.

Disponível em:

http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1179/2047387713Y.0000000027

Santos CP, Oliveira BJ, Piovesan AF. Os Transtornos do Neurodesenvolvimento sobre o olhar da psicánalise e das neurociências: um estudo de revisão sistemática. 10 enfope, 11fopie. 2017;1-12.

Swiezy N, Stuart M, Korzekwa P. Bridging for Success in Autism: Training and Collaboration Across Medical, Educational, and Community Systems. Child Adolesc Psychiatr Clin N Am [Internet]. 2008 Oct; 17(4): 907–22. Disponível em: doi:10.1111/j.1744-6155.2009.00195.x. http://www.embase.com/search/results?subaction=viewrecord&from=export&id =L352247187

Telzrow CF. Role of the school in serving children with learning disabilities.

Semin Neurol. 1991 Mar; 11(1): 50-6. Disponível em: DOI: 10.1055/s-20081041205

Ylvisaker M, Todis B, Glang A, Urbanczyk B, Franklin C, DePompei R, et al. Educating students with TBI: themes and recommendations. J Head Trauma Rehabil. 2001 Feb; 16(1): 76–93. Disponível em: DOI: 10.1097/00001199200102000-00009.

Downs J, Gilbert R, Hayes RD, Hotopf M, Ford T. Linking health and education data to plan and evaluate services for children. Arch Dis Child. 2017.

Araújo JP, Silva MMS, Collet N, Neves ET, Toso BRGO, Viera CS. História da saúde da criança: conquistas, políticas e perspectivas. Rev Bras Enferm

[Internet]. 2014; 67(6): 1000-7. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/00347167.2014670620

Love AR, Jensen PS, Khan L, Brandt TW, Jaccard J. The Basic Science of

Behavior Change and Its Application to Pediatric Providers. Child Adolesc Psychiatr Clin N Am. 2017 Oct; 26(4): 851-74. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.1016/j.chc.2017.06.011

Monroe-Wise A, Kinuthia J, Fuller S, Dunbar M, Masuda D, Opiyo E. et al. Improving Information and Communications Technology (ICT) Knowledge and Skills to Develop Health Research Capacity in Kenya. Online J Public Health Inform. 31;11(3):e22. Dec 2019. Doi: 10.5210/ojphi.v11i3.10323.

Pellanda NMC, Demoly KRA. As tecnologias TOUCH: corpo, cognição e subjetividade. 2014; 26: 69-89. Disponível em: DOI: 10.1590/S010356JAMES652014000100006

Traisman ES. Care of the Child with Special Needs. Pediatr Ann. 2015 Dec;44(12):522-5. Doi: 10.3928/00904481-20151111-01.

França T, Medeiros KR, Belisario SA, Garcia AC, Pinto ICM, Castro JL et al. Política de Educação Permanente em Saúde no Brasil: a contribuição das

Comissões Permanentes de Integração Ensino-Serviço. Ciênc. saúde coletiva [Internet]. 2017 Jun [citado 2018 Out 06] ; 22( 6 ): 1817-1828. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017226.30272016.

Ranjbar N, Ricker M, Villagomez A. The Integrative Psychiatry Curriculum: Development of an Innovative Model. Glob Adv Health Med. 2019 May 1;8:2164956119847118. doi: 10.1177/2164956119847118. eCollection 2019.

Arroyo MG. Paulo Freire: outro paradigma pedagógico?. Dossiê - Paulo Freire: O Legado Global. EDUR Educação em Revista; 35:e214631. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698214631

Nestel D, Taylor S, Spender Q. Evaluation of an inter-professional workshop to develop a psychosocial assessment and child-centred communication training programme for paediatricians in training. BMC Med Educ. England; 2004 Nov; 4: 25. Disponível em: DOI:10.1186/1472-6920-4-25

Publicado

2021-04-07

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)