O residente multiprofissional na construção da planificação da Atenção Primária à saúde: Relato de experiência.

Autores

  • Thamiris de Christo Dorneles Universidade Federal de Santa Maria
  • Isabel Cristine Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Teresinha Heck Weiller Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Luiza Silveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Gabriela Castro Kuinchtner Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18569/tempus.v11i1.2329

Palavras-chave:

Planejamento, Atenção Primária à Saúde (APS), Sistema Único de Saúde (SUS)

Resumo

Objetivo: Este estudo objetiva explanar sobre as ações realizadas na construção da planificação da Atenção Primária à Saúde (APS) realizada em municípios de abrangência da região centro de Estado de Rio Grande do Sul, sob a percepção dos residentes multiprofissionais. Metodologia: Caracteriza-se por relato descritivo sobre a planificação e a inserção do residente multiprofissional em saúde no processo de seu desenvolvimento. Resultados: A planificação propõe uma metodologia de oficinas de qualificação com o objetivo de fortalecer a APS e conformar as Redes de Atenção, a qual envolveu dezessete municípios, cerca de 1.200 profissionais, 120 facilitadores e cerca de 69 equipes da atenção básica. Conclusão: A planificação possibilitou a mobilização das equipes para que os processos de trabalho sejam qualificados, sendo o residente multiprofissional de suma importância, colaborando com as discussões e a organização das oficinas.

Biografia do Autor

Thamiris de Christo Dorneles, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Nutrição pelo Centro Universitário Franciscano (2010), Pós graduação em Saúde pública com ênfase em Saúde da Família pelo Grupo Educacional Uninter - Fatec Internacional (2012) Licenciada pelo Programa Especial de Graduação com o Curso de Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica (2012), Especialista em Saúde do Idoso pela Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014), atualmente Residente em Vigilância em Saúde pelo Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM 2015-2017) e aluno especial Mestrado em gerontologia UFSM Possui experiência profissional em Nutrição da área clínica e hospitalar, atuando nos seguintes temas: Nutrição clínica, Sistema Único de Saúde (SUS), saúde do idoso e doenças crônicas.

Isabel Cristine Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e especialista em Saúde Pública e da Família. Atualmente Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria - PPGEnf/UFSM, Integrante do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde Coletiva/ GEPESC ? UFSM. Área de Concentração: Cuidado, educação e trabalho em enfermagem e saúde. Linha de Pesquisa: Trabalho e Gestão em Enfermagem e Saúde e discente no Programa Especial de Graduação na Formação de Professores para a Educação Profissional pela UFSM. Tem experiência na área de Enfermagem, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão, principalmente nos seguintes temas: Saúde Coletiva, Educação Permanente, Gestão e Planejamento em Saúde e Enfermagem.

Teresinha Heck Weiller, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1983), graduação em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1995), mestrado em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria. Professora, Tutora de Campo e de Núcleo do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistemas Públicos de Saúde- Ênfase, Atenção Básica/ESF da UFSM. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem-PPGENF/UFSM. Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisadora CNPQ.

Maria Luiza Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira Residente em Atenção Básica/Estratégia Saúde da Família pelo Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM 2015-2017)

Gabriela Castro Kuinchtner, Universidade Federal de Santa Maria

Fisioterapeuta Residente no Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde - HUSM/UFSM; Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde / Mestrado Profissional em Ciências da Saúde - UFSM.

Publicado

2017-07-14