A comunicação na parceria ensino-serviço-comunidade.

Autores

  • Adria Jane Albarado
  • Marcia Andrea Faria Rodrigues
  • Edu Turte Cavadinha

DOI:

https://doi.org/10.18569/tempus.v9i1.1690

Palavras-chave:

Comunicação em Saúde, Parceria ensino-serviço-comunidade, Promoção da Saúde, Sistema Único de Saúde.

Resumo

Este relato de experiência demonstra como a proposta de comunicação na parceria ensino-serviço-comunidade entre as Faculdades de Ciências da Saúde e de Medicina da Universidade de Brasília e da Regional de Saúde do Paranoá/Itapoã, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal tem contribuído para a integração e o fortalecimento da parceria. Para tanto, realizou-se um resgate histórico sobre o início da parceria e seu respectivo contexto político e teórico. Descreveu-se a conjuntura do surgimento do plano de comunicação, bem como a descrição de seu funcionamento e de seus principais produtos, a partir da vivência dos atores com o plano e a aproximação aos principais conceitos da Comunicação Social e Jornalismo; Comunicação em Saúde; Promoção da Saúde e Saúde Coletiva. Em seguida, fez-se um relato dialogado com a bibliografia e pode-se perceber a importância da comunicação como estratégia para informar e influenciar as decisões dos indivíduos e das comunidades no sentido de promoverem sua saúde. Tal ação foi possível por meio da mediação do diálogo, da tradução e da disseminação de informações por meio do informativo mensal Bem-te-vi, da página da parceria no facebook, de reportagens e entrevistas audiovisuais e, de eventos como seminários, encontros e mostras, os quais os integrantes da parceria tiveram acesso ou participaram.

Biografia do Autor

Adria Jane Albarado

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Roraima, tem experiência profissional em jornalismo impresso, radiojornalismo, webjornalismo, assessoria de comunicação e telejornalismo. Índios, Amazônia, minorias, violência social e saúde coletiva são os principais temas de estudos e trabalho.

Marcia Andrea Faria Rodrigues

Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Roraima (2005). Tem experiência na área de Administração,com ênfase em Administração. Sistemas de informação e Computação.

Edu Turte Cavadinha

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco (2005). Concluiu o Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2008), e Doutorado em Ciências (Saúde Pública) pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo - FSP/USP (2012), Tem experiência em estudos de gênero, sexualidade, saúde reprodutiva, saúde sexual e homoparentalidade.

Downloads

Publicado

2015-08-29