Communication in health: the rola of health community agents
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Comunicação
saúde
agentes comunitários de saúde
programa de saúde da família
transição paradigmática

How to Cite

Inojosa, R. M. (2007). Communication in health: the rola of health community agents. Tempus – Actas De Saúde Coletiva ISSN 1982-8829, 2(1), Pág. 1–13. Retrieved from https://www.tempus.unb.br/index.php/tempus/article/view/390

Abstract

O propósito deste artigo é refletir sobre o papel dos agentes comunitários de saúde no que diz respeito à comunicação em saúde. Os modelos de família e de equipe estão em transformação na sociedade e requerem novas formas de comunicação capazes de contemplar essa dinâmica, a mobilidade e as interações de papéis sociais. O Programa de Saúde da Família (PSF) busca fazer uma inversão importante na lógica e nas práticas envolvidas no processo de produção da saúde, trabalhando com as famílias e equipes como protagonistas, num plano horizontal. Depara-se, nesse processo, com as armadilhas dos hábitos e práticas típicas das organizações piramidais, com comunicação autoritária, que ergue muros de incompreensão entre os sujeitos da relação e, também, a influência das práticas do marketing na comunicação cotidiana. Porém, carrega um mundo de possibilidades de gerar compreensão, confiança e solidariedade. Algumas, já experimentadas e avaliadas, reiteram a capacidade do modelo do PSF em lidar com a dinâmica da sociedade contemporânea.
PDF (Português (Brasil))

A Tempus garante critérios rigorosos, por meio de avaliação sistemática. Os autores se responsabilizam pela veracidade e ineditismo do trabalho cabendo a eles a cessão de direitos de publicação à revista. A confiabilidade dos conteúdos e a marca própria de apresentação tem como objetivo uma comunicação personalizada, adaptada aos padrões da revista, na medida em que adota critérios de excelência exigidos por seus usuários e especialistas, considerando os rigores da comunicação científica. Os autores devem especificar sua contribuição individual na concepção, delineamento, execução do trabalho, análise ou interpretação dos dados, redação e aprovação final do manuscrito. Incluir Fontes de financiamento e de apoio logístico das pesquisas. Ao final da submissão do artigo, os autores devem enviar uma declaração de cessão de direitos de publicação à Revista TEMPUS , assinada e no formato PDF (Portable Document Format ): Modelo da declaração de cessão de direitos.