Atuação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família: o entendimento de profissionais da estratégia de saúde da família de um município catarinense.
PDF (Português (Brasil))
PDF

Keywords

Estratégia Saúde da Família
Pessoal de Saúde
Sistema Único de Saúde.

How to Cite

Melo, A., & Barbosa, T. M. (2018). Atuação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família: o entendimento de profissionais da estratégia de saúde da família de um município catarinense. Tempus – Actas De Saúde Coletiva ISSN 1982-8829, 11(2), Pág. 25–39. https://doi.org/10.18569/tempus.v10i4.2286

Abstract

A pesquisa teve como objetivo investigar o entendimento de profissionais da Estratégia em Saúde da Família (ESF) sobre a atuação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Configurou-se como um estudo qualitativo descritivo, realizado em um município da região serrana de SC, em 2 unidades de saúde da família. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 12 profissionais com formação em nível superior (medicina, odontologia e enfermagem), das quatro equipes de ESF, pertencentes às 2 Unidades de Saúde da Família. Os dados coletados foram tratados por meio da análise de conteúdo, decompondo-se as falas e construindo categorias temáticas, por meio da semelhança dos conteúdos. Percebeu-se que os profissionais entendem a atuação do NASF afastada das práticas realizadas pelos profissionais da ESF, resultando no trabalho em equipe como algo desafiador para as equipes multiprofissionais. Observou-se que as práticas em saúde se mostram fragmentadas e restritas à prática clínica, dificultando o cuidado integral. Entretanto, a atuação do NASF se mostra relevante para a transformação dos processos e das práticas de trabalho nos serviços de saúde.
https://doi.org/10.18569/tempus.v10i4.2286
PDF (Português (Brasil))
PDF

A Tempus garante critérios rigorosos, por meio de avaliação sistemática. Os autores se responsabilizam pela veracidade e ineditismo do trabalho cabendo a eles a cessão de direitos de publicação à revista. A confiabilidade dos conteúdos e a marca própria de apresentação tem como objetivo uma comunicação personalizada, adaptada aos padrões da revista, na medida em que adota critérios de excelência exigidos por seus usuários e especialistas, considerando os rigores da comunicação científica. Os autores devem especificar sua contribuição individual na concepção, delineamento, execução do trabalho, análise ou interpretação dos dados, redação e aprovação final do manuscrito. Incluir Fontes de financiamento e de apoio logístico das pesquisas. Ao final da submissão do artigo, os autores devem enviar uma declaração de cessão de direitos de publicação à Revista TEMPUS , assinada e no formato PDF (Portable Document Format ): Modelo da declaração de cessão de direitos.