O Círculo de Cultura: estratégia de educação popular em saúde para trabalhadoras rurais
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Como Citar

Ferraz, L. F., Ferretti, F. F., Trindade, L. L., & Nalin, V. N. (2014). O Círculo de Cultura: estratégia de educação popular em saúde para trabalhadoras rurais. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 8(2), Pág. 195–210. https://doi.org/10.18569/tempus.v8i2.1519

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de educação popular, orientada pelo Círculo de Cultura, sobre os riscos laborais presentes no cotidiano de trabalho das mulheres trabalhadoras rurais. Realizou-se uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa. Participaram 16 profissionais da Estratégia Saúde da Família e 15 mulheres de um município de Santa Catarina. Foram realizadas entrevistas individuais com os profissionais, observação da rotina de trabalho das mulheres e atividades de Educação Popular em Saúde. O material discursivo foi analisado pela técnica de Análise de Conteúdo. As interpretações desse material permitiram conhecer os riscos presentes nas atividades das mulheres trabalhadoras, e o desenvolvimento do Círculo de Cultura proporcionou, pelos saberes dos participantes, a produção de conhecimentos para o enfrentamento dos riscos laborais e o fomento do autocuidado no trabalho no meio rural. Por fim, considera-se que Círculo de Cultura é uma estratégia de educação em saúde que possibilita a ampliação do conhecimento popular e científico, propiciando avanços na promoção da saúde, na perspectiva de mobilizações individuais, coletivas e sociais.
https://doi.org/10.18569/tempus.v8i2.1519
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