Atuação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família: o entendimento de profissionais da estratégia de saúde da família de um município catarinense.

Autores

  • Andrisa Melo Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC
  • Tatiane Muniz Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.18569/tempus.v10i4.2286

Palavras-chave:

Estratégia Saúde da Família, Pessoal de Saúde, Sistema Único de Saúde.

Resumo

A pesquisa teve como objetivo investigar o entendimento de profissionais da Estratégia em Saúde da Família (ESF) sobre a atuação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Configurou-se como um estudo qualitativo descritivo, realizado em um município da região serrana de SC, em 2 unidades de saúde da família. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 12 profissionais com formação em nível superior (medicina, odontologia e enfermagem), das quatro equipes de ESF, pertencentes às 2 Unidades de Saúde da Família. Os dados coletados foram tratados por meio da análise de conteúdo, decompondo-se as falas e construindo categorias temáticas, por meio da semelhança dos conteúdos. Percebeu-se que os profissionais entendem a atuação do NASF afastada das práticas realizadas pelos profissionais da ESF, resultando no trabalho em equipe como algo desafiador para as equipes multiprofissionais. Observou-se que as práticas em saúde se mostram fragmentadas e restritas à prática clínica, dificultando o cuidado integral. Entretanto, a atuação do NASF se mostra relevante para a transformação dos processos e das práticas de trabalho nos serviços de saúde.

Biografia do Autor

Andrisa Melo, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC

Especialização em Residência em Saúde da Família e Comunidade - Psicologia

Tatiane Muniz Barbosa

Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (2002). Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015).

Publicado

2018-03-10

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS