Saúde na escola: reflexões a partir das vivências dos estudantes de Fisioterapia

Autores

  • Elísio Alves Peireira Neto Universidade Federal da Paraíba
  • Josielma Juvito Ferreira Universidade Federal da Paraíba
  • Kaísa Thomaz Cavalcante e Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Mayara Gabriel Lima de Mendonça Universidade Federal da Paraíba
  • Renata Newman Leite Cardoso dos Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Kátia Suely Queiroz Silva Ribeiro Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18569/tempus.v10i1.1620

Palavras-chave:

Saúde Escolar. Fisioterapia. Atenção Primária à saúde.

Resumo

O Programa Saúde na Escola tem sido uma importante estratégia de prevenção e promoção da saúde na atenção primária. Esse programa consiste na realização de ações de promoção e prevenção em saúde, exige a ação conjugada de setores da saúde e da educação e muitos estudantes da área de saúde não têm a possibilidade de vivenciar esse programa durante a graduação. O objetivo deste texto, portanto, é compartilhar as vivências dos acadêmicos de Fisioterapia da UFPB na atuação na perspectiva do Programa Saúde na Escola e a importância dessa prática na formação profissional. O estudo foi realizado em uma escola da periferia da cidade de João Pessoa – PB. Quatro estagiários do oitavo período do curso de Fisioterapia desenvolveram durante dois meses atividades de educação na escola para aproximadamente 30 crianças. A análise dos discursos dos estagiários apontou que a vivência no programa contribuiu para o crescimento acadêmico e permitiu que eles observassem a importância de uma atuação conjunta com outros setores e também permitiu que percebessem como uma atuação no nível da atenção básica dentro do ambiente escolar pode ser transformadora, não apenas para as crianças que participaram da atuação, mas também de todos ao seu redor, sobretudo por ter sido pautada na educação popular.

Biografia do Autor

Elísio Alves Peireira Neto, Universidade Federal da Paraíba

Graduando em Fisioterapia

Josielma Juvito Ferreira, Universidade Federal da Paraíba

Graduando em Fisioterapia

Kaísa Thomaz Cavalcante e Silva, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Fisioterapia

Mayara Gabriel Lima de Mendonça, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Fisioterapia

Renata Newman Leite Cardoso dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Fisioterapeuta, Mestre em Modelos de decisão e Saúde e Doutoranda em Modelos de Decisão e Saúde - UFPB; Professora Substituta do departamento de Fisioterapia - UFPB

Kátia Suely Queiroz Silva Ribeiro, Universidade Federal da Paraíba

Fisioterapeuta, Docente do departamento de Fisioterapia,Doutora em Educação

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Publicado

2016-05-20

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA