Residência Multiprofissional no âmbito de uma Secretaria Estadual de Saúde: reflexões sobre o papel da preceptora.
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Palavras-chave

Educação Continuada
Preceptoria
Autonomia Profissional
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Atenção Primária à Saúde.

Como Citar

Silva, K. C. S., Prata, D. R. dos A., & Vale, P. R. L. F. do. (2018). Residência Multiprofissional no âmbito de uma Secretaria Estadual de Saúde: reflexões sobre o papel da preceptora. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 12(1), Pág. 169–179. https://doi.org/10.18569/tempus.v10i4.2270

Resumo

O estudo objetiva descrever as atividades de preceptoria na Diretoria de Atenção Básica, de uma Secretaria de Saúde Estadual, eleita como campo empírico de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde. Caracteriza-se como relato de experiência, com abordagem qualitativa e exploratória. Participaram da experiência cinco residentes e uma preceptora, com duração de três meses e vinte e dois dias, datados no período de 08/09/2015 a 30/12/2015. Entre as atividades assumidas pela preceptora destaca-se: realizar acolhimento pedagógico; organizar sessões de educação permanente; construir ambiente favorável para atuação dos residentes nas equipes de Apoiadores Institucionais; promover articulação intersetorial com outros espaços de gestão; inserir os residentes em mesas de negociação/pactuação entre gestores municipais e estadual; pactuar com os residentes quais as atividades a serem desenvolvidas no acolhimento dos médicos do Programa Mais Médicos; coordenar a logística e o desenho didático-pedagógico da experiência realizada em um Núcleo Regional de Saúde do interior do Estado. Concomitante as atividades descritas, a preceptora desenvolveu a avaliação apreciativa e formativa dos residentes, ao fim do período de experiência procedeu à avaliação somativa de todos os atores, explorando o método da roda de conversa. Face os resultados apresentados orienta-se que os preceptores possuam atributos como: perceber oportunidades de aprendizado aos residentes; mediar conflitos; facilitar a aprendizagem significativa; utilizar metodologias ativas; desenvolver habilidade comunicativa horizontal e democrática; apreender conhecimentos teóricos na área do saber de campo e de núcleo do Programa de Residência em questão; e dispor de experiência prática no campo de atuação profissional.
https://doi.org/10.18569/tempus.v10i4.2270
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