Apontamentos sobre as especificidades da supervisão acadêmica em área indígena no âmbito do Programa Mais Médicos para o Brasil: o caso do estado do Amazonas
PDF

Palavras-chave

Saúde da Família
Recursos Humanos
População Indígena

Como Citar

Souza, M. L. P. de. (2015). Apontamentos sobre as especificidades da supervisão acadêmica em área indígena no âmbito do Programa Mais Médicos para o Brasil: o caso do estado do Amazonas. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 9(4), Pág. 191–197. https://doi.org/10.18569/tempus.v9i4.1719

Resumo

A proposta do texto consiste em apresentar alguns apontamentos sobre o processo de supervisão acadêmica em área indígena, no âmbito do Programa Mais Médico para o Brasil (PMMB), partindo de uma experiência de pouco mais de dois anos como tutor no contexto do estado do Amazonas, visando fornecer subsídios para discussão. Após uma breve contextualização, apresento algumas das especificidades da supervisão em área indígena que podem ser reunidos em três grupos: a) transcorrer em contexto onde antes havia importante carência de médicos; b) dá-se em área de difícil acesso; c) ocorrer em um cenário político complexo. Dentre as conclusões apresentadas destaca-se a necessidade de se estabelecer interações mais efetivas entre o Ministério da Educação e a Secretaria Especial de Saúde Indígena para enfrentarmos os desafios de supervisionar os médicos em área indígena.
https://doi.org/10.18569/tempus.v9i4.1719
PDF

Referências

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Os indígenas no censo demográfico 2010: primeiras considerações com base no quesito cor ou raça. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; 2012.

Coimbra Jr CEA, Santos RV. Saúde, minorias e desigualdade: algumas teias de inter-relações, com ênfase nos povos indígenas no Brasil. Ciênc Saúde Coletiva 2000; 5(1):125-132.

Garnelo Luiza, Buchillet D. Taxonomias das doenças entre os índios Baniwa (arawak) e desana (tukano oriental) do alto rio negro (Brasil). Horiz. Antropol 2006, 12(26):231-260.

Basta PC, Orellana JDY, Arantes R. Perfil epidemiológico dos povos indígenas no Brasil: notas sobre agravos selecionados. In: Garnelo L, Pontes AL. Saúde Indígena: uma introdução ao tema. Brasilia: Ministério da Educação/Unesco; 2012. p. 60-106.

Garnelo L. Políticas de Saúde Indígena no Brasil: notas sobre as tendências atuais do processo de implantação do subsistema de atenção á saúde. Brasilia: Ministério da Educação/Unesco; 2012. p. 18-58.